De segunda, terça e quinta das 7h30 às 19h
De quarta e sexta das 7h30 às 18h
Sábado 7h30 às 11h30
home / blog
17
Junho
O astigmatismo é um dos mais comuns distúrbios de visão, atingindo a população em todas as suas faixas etárias. Nesta ocasião, a pessoa pode enxergar de maneira imprecisa e “desfocada” os objetos, sem clareza de suas formas.
Isso acontece porque a córnea (lente do olho) apresenta uma curvatura irregular. Em crianças, o astigmatismo é relativamente comum, porém o uso de lentes corretoras permite melhora da acuidade visual.
SINTOMAS E A IMPORTÂNCIA DE PROCURAR O MÉDICO OFTALMOLOGISTA
Uma criança que apresenta o astigmatismo pode apresentar dificuldades de leitura que é um dos sintomas que os pais podem observar. A condição da visão faz com que tanto as imagens próximas como as distantes fiquem “deformadas”. As crianças costumam apertar os olhos para tentar compreender as letras e as fotografias. Outra característica é a queixa de cefaléia (“dor de cabeça”) ao final do dia, principalmente após as atividades escolares.
Assim que identificados os sintomas, os pais ou responsáveis devem levar a criança ao oftalmologista para fazer exames e obter o diagnóstico. A partir deste ponto, o melhor tratamento é delimitado, de forma a corrigir o astigmatismo com lentes corretoras.
Este é um ponto importante, porque a interação social da criança pode ser prejudicada por causa desta condição. O brincar se torna um desafio, porque ela tem dificuldade em focar os objetos, além de ter sensibilidade à luz.
DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO MAIS ADEQUADO EM CRIANÇAS
Quando os distúrbios visuais, como o astigmatismo, são detectados ainda na infância, é possível fazer a correção, na grande maioria das vezes, com óculos. Assim, evitamos problemas relacionados ao seu desempenho escolar e à vida em sociedade, como já descrito. O tratamento mais efetivo, que gera melhores resultados e é menos invasivo, é o uso de óculos.
A partir dos quatro anos, as crianças podem desenvolver graus mais elevados desse vício de refração. A ambliopia ou “olho preguiçoso” é uma condição em que a visão pode estar mais comprometida se o tratamento começar tardiamente, por isso o uso de óculos e oclusão do olho precocemente permanece sendo o mais indicado.
O importante é estar atento ao diagnóstico para usar os óculos corretamente. Para a segurança das crianças menores, já foram desenvolvidas algumas lentes com maior resistência e armação flexível.
Portanto, ao notar a apresentação destes principais sintomas em seus filhos, netos ou sobrinhos, agende uma consulta com nossos especialistas no Centro Oftalmológico Mabtum. O diagnóstico precoce e o início do tratamento rápido auxiliam no desenvolvimento do organismo da criança.
Entre em contato conosco, estamos à disposição com profissionais especializados para atendê-lo.