De segunda, terça e quinta das 7h30 às 19h
De quarta e sexta das 7h30 às 18h
Sábado 7h30 às 11h30
home / blog
02
Abril
Os erros de refração mais comumente conhecidos são miopia, hipermetropia e astigmatismo. Esses podem ser corrigidos através de lentes corretoras (óculos ou lentes de contato) ou cirurgia refrativa. A miopia é o distúrbio de refração mais comum mundialmente, estando sua prevalência aumentando de forma significativa, especialmente no sudeste asiático.
Selecionamos informações relevantes sobre a cirurgia refrativa, o que é, as suas funções e como funciona, veja abaixo! Boa leitura!.
O que é cirurgia refrativa?
A cirurgia é um método que utiliza laser específico com ação no globo ocular (córnea). As duas principais técnicas são PRK e LASIK.
O PRK consiste na remoção do epitélio (estrutura mais superficial) da córnea e, a seguir, aplicação do laser. Já o método LASIK faz uma delaminação da córnea, para que o laser seja aplicado em seu interior.
Quais são as funções desse tipo de procedimento?
Como já mencionamos, os distúrbios de refração são astigmatismo, hipermetropia e miopia. A cirurgia tem o intuito de minimizar esses problemas por meio de um procedimento seguro para o paciente.
Como a cirurgia a laser é feita?
O processo nos dois olhos dura cerca de dez minutos, mas o tempo pode variar de acordo com a técnica utilizada. A recuperação é simples, em dois ou três dias o paciente pode retornar a algumas de suas atividades normalmente.
A anestesia é feita por meio da aplicação de colírios e, a cirurgia, não costuma ser dolorosa; o que pode acontecer é a presença de um pequeno desconforto para o paciente depois da cirurgia. O laser normalmente utiliza de luz ultravioleta para manipulação da córnea e minuciosa remodelagem da refração. A modificação da curvatura da córnea é que dará os resultados desejados e a correção dos erros de refração.
Seja qual for o seu distúrbio de refração, é preciso consultar um especialista para entender as suas particularidades e indicar o tratamento que melhor se encaixa. Procure sempre oftalmologistas de confiança para quaisquer desses procedimentos.
Entendeu como a cirurgia refrativa não é complexa?
Agora você já sabe o que é e como ela funciona. É muito importante entender todas as opções disponíveis na hora de escolher o tratamento mais adequado a sua situação.
Gostou deste texto e quer saber mais?
Entrar em contato conosco para tirar qualquer dúvida, será um prazer atendê-lo!