De segunda, terça e quinta das 7h30 às 19h
De quarta e sexta das 7h30 às 18h
Sábado 7h30 às 11h30
home / blog
27
Jan.
Caracterizada por uma inflamação na membrana que recobre a esclera (cor branca) dos olhos e região interna das pálpebras, a conjuntivite é uma patologia que pode ser contagiosa e disseminar-se facilmente na população. Portanto, necessita de cuidados e precauções.
Os dois principais tipos são: alérgica, que ocorre, principalmente, após indivíduos susceptíveis entrar em contato com animais domésticos, poeira e pólen; e infecciosa, que é a mais conhecida.
Nesse último caso, a transmissão da doença ocorre através do contato com mãos ou objetos contaminados. Os agentes causadores são: vírus, bactérias ou fungos (mais raro).
Independentemente de qual possa ser o tipo de conjuntivite, é preciso estar atento para procurar um especialista que possa auxiliá-lo nesse processo.
QUAIS PRINCIPAIS SINTOMAS?
O prurido (coceira), o lacrimejamento, a secreção clara ou amarelada, a ardência (“sensação de areia”) e a hiperemia, como é chamado o avermelhamento dos olhos, são sintomas importantes que devem ser observados pelo paciente.
Vale lembrar que não necessariamente todas essas características irão acontecer ao mesmo tempo. Elas podem aparecer isoladamente.
É GRAVE?
Um fator que pode dificultar a cura da doença acontece quando o indivíduo coloca as mãos sujas ou contaminadas nos olhos. É importante o paciente lavar frequentemente as mãos e evitar contato com pessoas infectadas ou com algum agente que possa desencadear alergia.
Normalmente, essa patologia dura de três a dez dias e, em geral, não deixa sequelas. Porém, existem outras doenças graves, nos estágios iniciais, que se assemelham a conjuntivites.
Portanto, é fundamental o oftalmologista avaliar cada caso para diagnosticar e tratar corretamente a enfermidade.
ONDE E COMO TRATAR?
O paciente que faz uso de lentes de contato deve interromper o uso imediatamente e usar apenas os óculos durante o tratamento. Em virtude da possibilidade de infecção da lente, essa precisa ser descartada para não agravar o problema. Os casos de conjuntivites bacterianas podem ser tratados através de compressas com água filtrada gelada, colírios antibióticos e lubrificantes oculares.
Se você está passando por isso ou conhece alguém que se identifique com o problema, o Centro Oftalmológico Mabtum pode ajudar. Fundado em 1978, pelo Dr. Jamil Mabtum, o local apresenta profissionais altamente competentes, possui unidade ampla e bem equipada.
Além disso, o estabelecimento realiza exames e consultas a preços acessíveis e realiza diversas cirurgias e procedimentos oftalmológicos em busca de melhorar a saúde e a qualidade de vida do paciente.
Agende agora mesmo um horário para ser atendido por nossa equipe!