De segunda, terça e quinta das 7h30 às 19h
De quarta e sexta das 7h30 às 18h
Sábado 7h30 às 11h30
home / blog
12
Ago.
O ceratocone é uma patologia oftalmológica que tem maior incidência na infância e adolescência. Os principais fatores de risco para desenvolvimento da doença são: coçar os olhos e hereditariedade.
Estudos apontam que esta condição já atinja entre 1 a 2% dos jovens brasileiros. Nesta fase da vida, eles estão na escola, prestando vestibular ou no primeiro emprego, momentos que requerem que a visão esteja funcionando em sua completa capacidade.
Por ser uma doença progressiva, se não houver tratamento, ela pode piorar.
CARACTERÍSTICAS DO CERATOCONE
A doença atinge a córnea, fazendo com que a visão se torne embaçada e irregular. Isso acontece porque há um aumento considerável da curvatura da córnea, piorando os vícios de refração (astigmatismo ou miopia).
Essa visão borrada evolui com piora e pode causar fotofobia (sensibilidade à luz), halos noturnos e imagens “fantasmas”. A alteração da dioptria ao exame de refração (grau de óculos) é constante. Para que o diagnóstico correto seja feito, é importante procurar uma clínica oftalmológica que realize exames específicos, como a topografia de córnea e a paquimetria ultrassônica.
Ambos os exames você encontra aqui no Centro Oftalmológico Mabtum.
IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO PRECOCE E CUIDADOS COM ALERGIAS
O diagnóstico é realizado por um oftalmologista, que reúne o histórico clínico do paciente, as suas queixas e os resultados dos exames.
Os exames têm o intuito de analisar a progressão da doença, o quanto ela comprometeu a região afetada e também ajuda a definir qual tipo de tratamento será o mais eficiente. O importante é afastar quaisquer outras doenças que não o ceratocone.
Uma informação importante a ser destacada é que o simples ato de coçar os olhos pode fazer com que a doença piore. Se esta ação for feita continuamente e com força, a rigidez da córnea aos poucos fica fragilizada, o que facilita a sua deformação.
A conjuntivite alérgica é um dos principais fatores desencadeadores do ceratocone. Por esfregar frequentemente os olhos, o indivíduo que já tem a predisposição genética, tem o agravamento da doença.
TRATAMENTOS RECOMENDADOS
O uso de colírios lubrificantes e antialérgicos podem amenizar o lacrimejamento e a coceira e, consequentemente, evitar o desenvolvimento e a progressão da doença.
Nos estágios iniciais do ceratocone, o uso de lentes de contato e óculos apresentam bons resultados. Porém, os médicos costumam indicar, preferencialmente, o uso de lentes ao invés dos óculos, uma vez que elas tendem a proporcionar melhor qualidade visual.
Atualmente, com as modernas lentes de contato desenvolvidas, mesmo em casos de ceratocone avançado, é possível obter conforto e qualidade visual satisfatória.
Outro tipo de tratamento é o “crosslinking” cujo principal objetivo é evitar a progressão da doença.
Nos casos em que a doença atingiu níveis elevados de comprometimento, pode-se optar pela cirurgia com a implantação de um anel no interior da córnea.
Entre em contato conosco e agende sua consulta. Nós queremos te ajudar a ter uma visão saudável.