De segunda, terça e quinta das 7h30 às 19h
De quarta e sexta das 7h30 às 18h
Sábado 7h30 às 11h30
home / blog
24
Março
No dia a dia do consultório oftalmológico é comum os pacientes se queixarem da sensação de queimação e ardência ocular após uma leitura e olhos hiperemiados após uso de lentes de contato. Esses sintomas, muitas vezes, têm relação com quadro clínico de olho seco.
A lágrima ou filme lacrimal proporciona uma lubrificação natural. Esse líquido é produzido pelas glândulas lacrimais e de meibomius assim como pelas células caliciformes. É composto por água, sais minerais, lipídios, proteínas e anticorpos. Assim, a deficiência ou ausência de qualquer componente pode levar à disfunção do filme lacrimal (olho seco).
Os fatores externos, como exposição prolongada ao sol, o excesso de poluição e o uso excessivo de computadores e celulares também aumentam o risco do paciente desenvolver ressecamento ocular.
O diagnóstico do olho seco é fundamental para que se possa planejar seu tratamento. No exame oftalmológico, o médico faz uso de colírio de fluoresceína (corante) para avaliar se há lesão na córnea e a qualidade do filme lacrimal. O teste de Shirmer I tem por finalidade medir se a quantidade de lágrima é suficiente.
O tratamento para olhos secos irá depender da causa, mas algumas medidas podem ser adotadas para amenizar os sintomas.
Os pacientes com olhos secos devem evitar ambientes com sol e poeira e longos períodos em frente às telas dos aparelhos eletrônicos. O olho fixo em um texto faz com que o indivíduo pisque um menor número de vezes, prejudicando a lubrificação ocular e favorecendo a evaporação das lágrimas com maior rapidez. O piscar tem por finalidade o espalhamento do filme lacrimal sobre a superfície ocular, determinando sua renovação e proteção.
O uso de colírios lubrificantes e compressas com água filtrada gelada têm função importante no alívio dos sintomas dos olhos secos. Outra medida que merece destaque é a ingestão constante de água, pois esse é o principal componente da lágrima.
Porém cabe ao médico oftalmologista diagnosticar a patologia e indicar o tratamento adequado.
Se você apresenta ardência e lacrimejamento ocular, é importante agendar uma consulta com oftalmologista.
O Centro Oftalmológico Mabtum tem unidade ampla e profissionais qualificados.
Agende agora mesmo um horário para ser atendido!