De segunda, terça e quinta das 7h30 às 19h
De quarta e sexta das 7h30 às 18h
Sábado 7h30 às 11h30
home / cirurgias
Crosslinking da córnea tem como finalidade impedir a progressão do ceratocone e nas ectasias pós-Lasik, pois aumenta a resistência e estabilidade da córnea.
Quais são as suas indicações?
Crosslinking da córnea está indicado:
Ceratocone: a córnea fica fina e perde a rigidez, causando uma deformação progressiva em sua curvatura. A córnea assume a forma de um cone, provocando a percepção de imagens distorcidas. A maioria dos casos é genético, tendo uma herança familiar. Está indicada nos casos de progressão documentada da doença.
Ectasias Pós-Lasik: a parte mais importante da cirurgia refrativa é a indicação cirúrgica. Algumas córneas têm a estrutura naturalmente mais frágil e por isso tem risco maior de não resistir a cirurgia pela técnica Lasik. Quando a cirurgia é indicada nesses casos, o formato da córnea pode vir a ficar deformado, comprometendo a visão.
Quais são os procedimentos cirúrgicos?
Após a aplicação do colírio anestésico e preparos iniciais da córnea, é empregado o colírio de vitamina B2 diretamente no olho que, associado à exposição da luz UV-A emitida por uma fonte, aumenta a ligação das fibras de colágeno da córnea. O enrijecimento da córnea evita que a córnea continue a mudar de forma.
A cirurgia causa dor?
O procedimento é realizado com aplicação de colírio anestésico e não causa dor.
Qual o tempo da cirurgia e da recuperação?
O procedimento dura cerca de uma hora. A recuperação é gradativa e deve ser avaliada mensalmente. Normalmente, o Crosslinking não causam a cura do ceratocone e das ectasias corneanas, mas ajuda a evitar o agravamento da doença. Dessa forma, depois do procedimento pode ser necessário continuar a utilizar óculos ou lentes para melhorar a visão.