De segunda, terça e quinta das 7h30 às 19h
De quarta e sexta das 7h30 às 18h
Sábado 7h30 às 11h30
home / cirurgias
O que é a Iridectomia?
Iridectomia é o procedimento que consiste na realização de um furo pequeno na periferia da íris, estrutura localizada entre a córnea e o cristalino, constituindo a parte colorida dos olhos.
Qual é a sua função?
A Iridectomia é feita para evitar o aumento da pressão intraocular. Ela funciona como uma nova via de drenagem, permitindo a passagem do humor aquoso através da íris, quando a via convencional está fechada.
Quando deve ser realizada a Iridectomia?
A pressão intraocular resulta da relação entre o fluxo de produção e o de drenagem do humor aquoso. O humor aquoso é um líquido produzido na câmara posterior, local atrás da íris, pelos processos ciliares. Ele vai ser escoado na câmara anterior (espaço entre a córnea e a íris) através da malha trabécular (via convencional).
No Glaucoma de Ângulo Fechado, a pessoa tem o ângulo iridocorneano estreito, estrutura que abriga a malha trabecular. Quando o local responsável pela drenagem se fecha, ocorre aumento da pressão intraocular. Nesses casos a Iridectomia deve ser realizada para igualar a pressão entre as Câmaras Anterior e Posterior, prevenindo perda de visão grave.
Ela também está indicada como prevenção no olho contralateral de pacientes que tiveram Glaucoma Agudo, aumento abrupto da pressão intraocular.
Como é feita a Iridectomia?
É realizada no ambulatório através de um laser (Yag Laser), usando colírio anestésico local. O procedimento é rápido, com duração de 10 minutos.
Orientações:
Usuários de lentes de contato devem interromper o uso no dia do procedimento.
Como é a recuperação?
Após o procedimento, o paciente pode sentir discreto embaçamento visual. Colírios serão indicados para controlar a dor e inflamação. O retorno às atividades diárias ocorre no dia seguinte.